Serviços


LAUDOS, ART, TRT

Os laudos ART e TRT são documentos assinados por profissionais responsáveis por projetar ou executar uma edificação.

ART:
Anotação de responsabilidade técnica. É emitida por engenheiros registrados no CREA.

TRT: Termo de responsabilidade técnica. É emitida por um técnico, profissional registrado no CFT.


EXTINTORES

Os extintores de incêndio são essenciais para prevenir situações de risco ou minimizar danos. A principal função do extintor é evitar que o incêndio se espalhe, causando prejuízos materiais ou de vida. Quando aliados a um plano de prevenção, os extintores protegem a vida das pessoas que circulam ou residem em um determinado local. 


MANGUEIRAS

As mangueiras de incêndio são uma ferramenta de combate às chamas, que transporta a água sob pressão até o local próximo ao risco, evitando danos e prejuízos maiores. As mangueiras, assim como a maioria dos equipamentos de combate a incêndio, também são classificadas por tipos. Neste caso, são cinco tipos e situações específicas. 


BALIZAMENTO DE SAÍDA

O balizamento de saída é utilizado para sinalizar e indicar rotas de fugas em casos de emergência, se mantendo aceso durante a falta de energia também, facilitando a saída do ambiente. Pode ser instalada em ambientes internos, como escritórios, hotéis, restaurantes, residências, entre outros. O equipamento atende os requisitos exigidos pelas normas nacionais (NBR 10898).


REDES DE HIDRANTE

O sistema de hidrante é responsável pelo fornecimento de água, com pressão e fluxo para o combate de incêndio. A rede de hidrantes é um sistema de distribuição hidráulica com demanda mínima de vazão, pressão e volume de água estabelecidos em norma. É composto por equipamentos como caixa d’água, bomba hidráulica, tubulações e conexões, acionadores remotos, abrigo de equipamentos, mangueiras e outros. 


ALARME DE INCÊNDIO

O alarme de incêndio é um conjunto de dispositivos usados na prevenção e combate a incêndios. Podem ser manuais ou automáticos, usados na detecção de calor, fumaça ou chamas. Na maioria das vezes, o alarme de incêndio é acionado por botoeira, que são pequenas caixas vermelhas com um botão acionador. Eles podem ser espalhados em pontos estratégicos e são ligados à uma central, que quando disparados, emitem sinais sonoros. 


DETECÇÃO DE FUMAÇA

Um dos mais importantes na hora de alertar sobre incêndio ainda em fase inicial, o sistema de detecção de fumaça possibilita o combate às chamas com mais rapidez e eficiência, garantindo mais segurança para as pessoas e menos prejuízos materiais. A detecção de fumaça possui dois tipos de equipamentos, sendo os “pontuais”, que são acionados com a inundação do equipamento por fumaça, e os “lineares”, que são acionados com a interrupção do feixe de laser que comunica os equipamentos transmissores e receptores.


SPRINKLERS

Ativados para combater as chamas de forma imediata, o sistema de sprinkler é um conjunto de pequenos chuveiros hidráulicos ligados a um sistema de bombeamento de água. Eles são acionados automaticamente quando os dispositivos de vidro, chamados de ampolas ou bulbos, se rompem devido ao aumento da temperatura do ambiente.


SPDA

O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), tem como objetivo evitar a incidência direta de raios em uma estrutura. Além de captar a descarga atmosférica, o sistema direciona o fluxo da corrente para o solo, segundo percursos definidos pelos condutores do sistema de proteção. A medida evita e minimiza incêndios, explosões, danos materiais e também o risco de morte de pessoas e animais.


BAIXA TENSÃO IN19

A Instrução Normativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que entrou em vigor em 2020, fala sobre a Instalações Elétricas de Baixa Tensão IN19, que estabelece os parâmetros de inspeção e manutenção para as instalações elétricas. A medida de instrução normativa se aplica a todas as instalações com área construída maior que 200m², exceto construções unifamiliares. A instrução visa fiscalizar regras de proteção contra choques elétricos, sobre correntes, efeitos térmicos.


ESTANQUEIDADE REDE DE GÁS

Com o objetivo de detectar problemas que podem gerar um vazamento de gases, para realizar o teste de estanqueidade rede de gás são utilizadas algumas técnicas que só uma empresa especializada pode fazer, como a técnica de bolha, variação de pressão e detecção de gás rastreador. O teste pode ser feito em prédios, indústrias e condomínios, seguindo as normas NBR 15.358 e NBR 15.526.

Atendimento